quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Shiuuuu

   Para quem não conhece, existe um blog de nome shiuuuu, http://shiuuuu.blogspot.com/ . É um blog para onde as pessoas mandam segredos que têm, e as pessoas respondem. Recentemente, começou a ter outros dois serviços: o Sorrisos ao Domicílio, e as Histórias de Vida. Houve uma História de Vida, a número 17, que comoveu toda a gente que a leu, que é a seguinte:



"Olá a todos!
Vocês não sabem, mas têm sido a minha família nos últimos meses. As vossas vidas, as vossas experiências, os momentos bons e maus têm ajudado a libertar-me do meu corpo doente. Tenho um tumor muito grave, em estado avançado e resta-me pouco tempo de vida. E estou limitada ao Hospital, às máquinas, dores e enjoos. Não há muito a fazer, se não esperar.
A minha família está muito mal, principalmente os meus pais. Eu tento transmitir-lhes o quanto os amo e que irei continuar perto deles mesmo depois de morrer. Mas sei que isso é em vão. Sabem, aquilo que mais me magoa neste momento não é morrer, mas sim o desespero que vejo na cara da minha mãe, do meu pai e do meu marido. Não queria que eles sofressem e preocupo-me com o que vai ser deles quando não estiver aqui.
Este espaço permite-me desligar de todas as coisas más e visito-o quase todos os dias . Viajo com as vidas das outras pessoas, com quem comenta os posts, com os momentos felizes e tristes. Sinto-me voar para fora do meu corpo. Posso viver indirectamente imensas vidas, já que eu não poderei ter essa oportunidade. E posso comentar com a minha família e amigos o que vi, o que li. Quando se passa os dias metida numa cama de hospital não temos muitos temas de conversa. Principalmente quando se está a morrer.
Eu decidi escrever-vos porque queria, de uma forma um bocado egoísta e egocêntrica, que me conhecessem, que soubessem que eu existo e que estou entre vocês. Quero que saibam que me ajudaram muito e que vos levo a todos no coração.
Eu sou a Sofia. “fifi” para os amigos. Eu sou a fifi do Shiu".



   Depois desta história, o shiuuuu deu a ideia de fazer uma surpresa para a Sofia, e todas as pessoas que quisessem participar deviam enviar para o shiuuuu o seu nome e o sítio de onde eram. Depois disso, foi criada a surpresa da Sofia, que consistia num colar em metal tridimensional onde tinha gravada a inscrição Shiuuuu. Associado a esse colar estava um conjunto de 6 pulseiras, também em metal. Do lado exterior das pulseiras estava a inscrição "O amor é eterno". Estas 6 pulseiras poderiam ser ligadas por uma pequena corrente e serem usadas individualmente, de 3 em 3, etc.

   Foi com enorme tristeza que ontem vimos publicada no shiuuuu a mensagem do Pedro, o marido dela:


"Confesso que dei muitas voltas. Não sabia por onde começar a escrever, como contar tudo. Mas eu sei que é algo que preciso fazer, principalmente pela Sofia. Por isso perdoem-me a falta de jeito e o atabalhoamento.
Quando a Sofia disse que queria enviar um texto para o Shiuuuu a falar sobre ela confesso que fiquei um pouco renitente. Não sou muito a favor de nenhum tipo de exposição pública. Mas ela insistiu, e eu obviamente acedi. Eu peguei no portátil, ela ditou e eu escrevi.
Não estávamos à espera do impacto que a história teve, não só pelos comentários como pelo facto de terem tido um acto de amor e carinho tão grande por alguém que vos era desconhecido.
Quando as pessoas que gerem o Shiuuuu me contactaram e me disseram o teor da surpresa fiquei muito comovido. Acabei por chorar horas a fio. Porque senti que era algo tão profundo na mensagem que passava, e acho que também foi aí que entendi que a hora do adeus se aproximava.
Quando entreguei a encomenda à Sofia ela sorriu de orelha a orelha. Voltou a ter por instantes toda aquela expressividade facial que a caracterizava. Ela adorou e quis logo colocar o colar e as pulseiras. Nós ajudamos (eu e os pais dela). E de repente ela olhou-nos seriamente e disse: "nunca se esqueçam que o amor é mesmo eterno e que eu vou estar sempre do vosso lado. Não pensem que se vão livrar de mim a assombrar-vos.” E aí pediu para ser enterrada com o colar, mas que queria que as pulseiras fossem distribuídas por mim e pelos pais. E claro pediu para eu agradecer ao Shiuuuu pela felicidade imensa que lhe causaram nesta última etapa da vida dela.
Nessa mesma semana a Sofia faleceu. Queria muito que o final fosse outro. Eu, a família e os amigos ainda estamos a digerir o luto. É muito recente e não me sinto com forças e calma para falar muito sobre isto.
Só queria contar-vos o que aconteceu. Agradecer-vos do fundo do coração. Dizer-vos que o vosso gesto não foi em vão, conseguiram melhorar algumas vidas. Ajudá-las no processo de luto. E as pulseiras estão nos nossos braços. E serão guardadas para sempre, tal como a Sofia.
Queria fazer um agradecimento especial aos administradores do Shiuuuu. São pessoas extraordinárias. Se existissem mais pessoas assim, certamente o mundo seria um lugar melhor.
E como disse a Sofia, eu também aprendi a amar-vos. Obrigado. Obrigado. Muito Obrigado.
Pedro".



1 comentário:

"Prolongar a juventude é desejo de todos, desfrutar de uma velhice sadia é sabedoria de poucos"