O ano 2012 é o "Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações". Durante este ano deveremos reflectir sobre o facto de os europeus viverem agora mais tempo e com mais saúde do que nunca e aproveitar as oportunidades que se oferecem.
O envelhecimento activo pode dar à geração do baby-boom e aos idosos do futuro a oportunidade de: permanecerem no mercado do trabalho e partilharem a sua experiência, continuarem activos na sociedade e viverem uma vida saudável.
É também essencial manter a solidariedade intergeracional em sociedades em que o número de pessoas idosas aumenta rapidamente.
Até ao momento, a única cidade de Portugal que já tem uma iniciativa programada é a cidade de Lisboa, que irá realizar uma conferência internacional no Outono de 2012, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian, que tem como tema a inovação social numa sociedade envelhecida. A conferência abordará vários assuntos, tais como a vida autónoma, emprego, aprendizagem ao longo da vida, entre outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário
"Prolongar a juventude é desejo de todos, desfrutar de uma velhice sadia é sabedoria de poucos"