sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cuidar do doente de Alzheimer

   Promova um ambiente seguro na casa do doente com Alzheimer:

- Feche à chave armários que contenham produtos perigosos ou quartos onde o doente possa correr algum risco de se magoar;

- Retire da casa-de-banho pequenos electrodomésticos, tal como as máquinas de barbear;

- Muitos doentes já não reconhecem o seu próprio reflexo no espelho. Se isso acontecer, opte por guardar os espelhos ou cobri-los, pois assim não corre o risco de a pessoa assustar-se com o seu próprio reflexo;

- Coloque barreiras de segurança nas escadas

- Tente disponibilizar um espaço amplo da casa, que seja limpo e tranquilo onde o doente possa estar à vontade e decore-o de objectos pessoais do doente, tal como fotografias de familiares.


   Deve evitar ambientes muito barulhentos ou com muita gente, e não o apresse para seja o que for (por exemplo, tomar banho, vestir-se...).

   60% dos doentes com Alzheimer acabam por se perder e não conseguem voltar ao seu ponto de partida. Portanto, não deixe as portas/janelas abertas, retire-lhe as chaves do carro se achar que a sua condução possa representar um perigo para ele e para as outras pessoas e evite pedidos do mesmo se ele quiser sair sozinho.

   Por fim, gostaríamos de referir que o cuidador deverá ser paciente, bem educado, ter amor e carinho pela pessoa que está a cuidar, ter um comportamento calmo e tentar contornar as situações com respeito.

Sites úteis que podem consultar:



Sem comentários:

Enviar um comentário

"Prolongar a juventude é desejo de todos, desfrutar de uma velhice sadia é sabedoria de poucos"